Feijoada de Sardas á Minha Moda


 As Sardas ou Cavalas, assim conhecidas são um peixe de cor azulado, com uma carne rica, com a abrangente possibilidade de métodos para o cozinharmos. Optei pela desidratação, um processo que vi desde pequena sendo elaborado, a fim de ser esse peixe sendo preparado para ser confecionado. Ainda que pelos métodos mais tradicionais e manuais de se aplicar os processos, não deixava de ser um verdadeiro manjar. Seco pelo sol em rede própria depois de escalada e temperada de bastante sal. Assim dava-se depois de secas, utilidade nos mais variados pratos, um deles uma feijoada de sardas secas. 

Para que todos os pratos sejam algo de extraordinário, sem duvida precisamos da confiança dos nossos fornecedores, garantindo a sua origem e qualidade!


Comece por,

Preparar o peixe e escalando-o, tempere de bastante sal, e leve a desidratar. Eu levei no forno normal lá de casa, a uma temperatura de 60graus, o que levou uma noite e um dia todo para atingir o processo. Depois de secas (desidratadas) guarde-as em frio.

Para a feijoada:

- sardas grandes desidratadas
- 800grs de feijão branco cozido
- 250grs de camarão inteiro
- 200grs de delicias do mar
- 100grs de cenoura 
- 100grs de chouriço de porco preto
- 1 embalagem tomate aos cubos
- 2 cebolas
- 4 dentes alho
- 100ml de vinho branco
- azeite
- louro
- sal
- pimenta
- salsa 

Comece a preparar,


Num tacho leve a cebola e o alho no azeite a alourar. Junte a cenoura e o chouriço, deixe apurar. Refresque com o vinho branco, coloque as sardas, que já desfiou em pedaços grandes. Junte o feijão o tomate, tempere e deixe apurar. No final junte o camarão e as delicias salpique de salsa e sirva com um arroz branco!

Bom Apetite!!!

Comentários

Mensagens populares