Bacalhau à batalha reis



"Batalha Reis que deu o nome a esta receita, foi um agrónomo afamado, autor de O vinho e a Vinha, manual de vinicultura e de outros importantes trabalhos da sua especialidade." 

Ao folhear os meus livros de culinária dei com esta receita, e com esta maravilhosa descrição sobre o seu autor. Quase sempre busco inspiração para os meus pratos dando-lhe o meu toque próprio, neste caso não mudei uma virgula, na confeção desta receita, e digo fiquei surpreendida pela riqueza de sabor e simplicidade ao mesmo tempo. 

Para o preparar escolhi e sugiro o bacalhau do pacifico, que se encontra em promoção esta semana na loja Auchan, militantes do bom do são e do local. 


Vai precisar,

- 800 grs de bacalhau
-1 1/2 de azeite
- pimenta
- 1 kg de batatas 
- 2 ovos
- 2 dentes alho
- flor sal

Depois de bem demolhado, enxugue e asse o bacalhau. limpe-o de peles e espinhas, divida-o em lascas largas e deite numa tigela. Regue com o azeite quente e polvilhe com pimenta moída na hora. Coza as batatas com pele e os ovos, pele as batatas e corte-as em rodelas. Numa travessa funda, disponha em camadas alternadas o bacalhau, as batatas e as claras do ovo em cubos. Numa tijela , desfaça as gemas cozidas e junte o alho moído, um pouco de flor de sale de pimenta, o azeite do bacalhau. Bata com as varas de arame até emulsionar e deite sobre as batatas e o bacalhau.

Dica:

Prefira bacalhau do lombo para a preparação desta receita! Ainda a recomendação do estimado escanção Eduardo Amaral, o vinho verde Terra de Frades um vinho que se apresenta elegante assumindo um carater jovem, de cor citina e aroma frutado, apresenta-se na boca macio e seco.
Ideal para um prato de peixe simples e com esta complexidade de sabor.

Comentários

Mensagens populares