Lombo de bacalhau fresco, purê de caiota com pêra rocha!

Cozinhar em tempo de quarentena!
O dia da mãe


Novos tempos, novos hábitos, outros métodos de fazer o que já fazíamos será certamente o desafio que nos é proposto nos próximos tempos.
Cozinhar é das nossas tarefas diárias, no entanto talvez tenha sido das tarefas que teve mais impacto diário na nossa vida, agora que a vemos condicionada entre a nossa casa e o supermercado.
Aqueles que continuam trabalhando, também estes veem as coisas totalmente diferentes com o fecho dos restaurantes, espaços públicos e cafés.

É sem dúvida algo novo e nunca antes vivido, o que com alguma razão nos pode deixar um pouco apreensivos.
Todos nós andamos a pensar em alternativas, a economia não pode parar, não podemos ficar em confinamento para sempre!
É o maior desafio de todos os tempos o que estamos atravessar, o convite que faço é para nos ajudarmos. Desafio a cultivar o que é nosso, a comprar nos nossos mercados os nossos produtos.

Deixo-vos uma sugestão, aproxima-se o dia da mãe, e temos a oportunidade de fazermos dentro da nossa casa algo diferente para apresentar à nossa família neste dia especial.
Devemos ser constantes, persistentes, firmes, e pacientes para que este desafio seja vencido...
Os êxitos irão nos animar e as dificuldades vão sendo superadas.

Quero realçar quanto ao tema do dia da mãe, que numa casa onde todos riem felizes e confraternizam no amor, tenha a certeza ali mora uma mulher esquecida de si mesma, dedicada a cultivar o amor, a paz, a harmonia e a felicidade.
Essa mulher que de si é capaz de esquecer para não esquecer os que dela dependem, essa mulher que só se alimenta quando todos já estão bem alimentados, esta que não dorme, enquanto alguém está acordado, só pode ser uma mãe!
Feliz dia da mãe, que MARIA abençoe o povo português e o mundo inteiro, para que juntos possamos ultrapassar todas as dificuldades.

Cozinhem muito e com amor.

Vai precisar:
 
-       4 lombos de bacalhau fresco

-       8 fatias de bacon fatiado

-       400 grs de caiota

-       2 pêras rocha

-       100 grs de batata doce

-       1 cebola pequena

-       2 c. sopa de manteiga

-       sal 

-       pimenta branca

-       noz moscada

-       sumo limão

-       azeite

-       Rebentos de tomilho



Fácil de preparar:





Comecem por preparar o bacalhau, acerte os lombos todos pelo mesmo tamanho, tempere com o sal, um fio de azeite, a pimenta e o sumo de limão deixe por momentos a marinar.

Num tacho com água temperada de sal leve a cozer as caiotas e a batata doce cortada em cubos.

Quando macias, passe pelo liquidificador escorrendo toda a água, na falta do liquidificador, use a varinha também funciona.

Entretanto sobre cada duas fatias de bacon coloque cada lombo e enrole, repita até ter todos prontos, envolva agora um fio em volta para segurar o bacon ao lombo, leve ao forno, para que não ganhe cor o bacon tampe, cozinhando por cerca de oito minutos e retire.

Faça agora a pêra, corte-as em cubos assim como a cebola, salteie num sauté com um fio de azeite, tempere com a noz moscada a pimenta, o sal e rectifique os temperos, aconselho a  passar o puré por uma peneira para que fique bem fino, reserve!

Prepare os pratos onde vai servir, termine o purê adicionando a manteiga.

Coloque uma colherada em cada prato.

Logo de seguida leve os lombos que deve passar por um sauté quente para que agora o bacon ganhe alguma cor adicionando no final um pouco de manteiga.

Disponha cada lombo no meio do purê, decore com rebentos de tomilho, sementes de abóbora tostadas e um pouco de pesto da vossa preferência.



Bom apetite!


Comentários

Mensagens populares